Conheça mais sobre Bruninho, da seleção masculina de vôlei

Compartilhar Esta Publicação

Conheça mais sobre Bruninho, da seleção masculina de vôlei

Saiba mais sobre um dos atletas mais talentosos do Brasil hoje!

Nascido no Rio de Janeiro e hoje com 37 anos, Bruno Mossa de Rezende ou Bruninho, como todos o conhecem. O Bruninho quase foi atleta de badminton, esporte que praticou na infância, mas ele preferiu se dedicar ao vôlei aos 14 anos honrando os pais que são a ex-jogadora Vera Mossa e o ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira Bernardinho.

Bruninho desde muito cedo demonstrou muita qualidade para esportes, logo aos 14 anos ele começou a ganhar destaque pelas categorias de base de vôlei do Fluminense. Rapidamente Bruninho chamou a atenção de diversas equipes e em 2023 ele jogou pela primeira vez como profissional. Do ano de 2003 a 20107 Bruninho jogou como levantador e conseguiu muito destaque. Fazendo que ele chegasse à seleção brasileira, local no qual ele se mostrou um dos melhores jogadores brasileiros da sua geração.

Atuando como levantador, Bruninho começou a atuar na Seleção, em 2007, na ocasião ele foi treinado pelo seu pai, esta convocação foi feita para a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, competição na qual ele conquistou a primeira de suas inúmeras conquistas com a camisa do Brasil. Ao todo são 21 medalhas de ouro, 9 de prata e duas de bronze, considerando todas as competições internacionais.

Bruninho segue atuando na Seleção, que hoje é comandada por Renan Dal Zotto. As últimas medalhas douradas do Bruninho vieram em 2021, quando o Brasil venceu a Liga das Nações e o Campeonato Sul-Americano. Ele também soma o total de 16 prêmios individuais na carreira, quase todos como melhor levantador das competições. As exceções são os dois prêmios de MVP (melhor jogador) que recebeu em 2019 no Mundial de Clubes e em 2021 pelo Campeonato Sul-Americano.

Trajetória de Bruninho no Vôlei

Falando em clubes, Bruninho joga hoje na Itália, defendendo as cores do Azimut Modena, um dos quatro clubes por onde jogou na liga italiana. Atualmente ele está na segunda passagem dele no Azimut. No Brasil, ele já jogou pelo Cimed Florianópolis, RJX, SESI São Paulo e Funvic Taubaté.

Nas medalhas de competições de clubes, as principais conquistas vieram quando o levantador jogou pelo Cucine Lube Civitanova, lugar em que ele foi medalhista de prata (2018) e de ouro (2019) no Mundial de Clubes e campeão da Liga dos Campeões Europeia (2019). No Brasil, ele foi seis vezes medalhista de ouro da Superliga, sendo cinco pelo Florianópolis e um pelo RJX.

Bruninho sempre se destacou por onde passou até mesmo na seleção brasileira. Os pontos de maior destaque dele sempre foram voltados, principalmente para a ofensividade, já que Bruninho se destaca bastante por fazer muitos pontos, além de dar assistência – afinal, é levantador. Mesmo perto dos 40 anos de idade, ele vem mostrando que tem qualidade para seguir competindo em alto nível.

Em entrevistas recentes o Bruninho diz que ainda não pensa em aposentadoria mesmo com 37 anos. Ao longo de toda a carreira Bruninho se mostrou um grande jogador com títulos por clubes, seleção e individuais que o marcaram como um dos melhores da geração. Ele ainda joga muito bem e certamente pode conquistar ainda mais títulos ao longo da sua trajetória. 

Quem é Bruninho?

Bruninho, cujo nome verdadeiro é Bruno Mossa de Rezende, é um conhecido jogador de vôlei brasileiro. Ele atua como levantador e é filho dos ex-jogadores de vôlei Bernardinho e Vera Mossa.

Em quais Jogos Pan-Americanos Bruninho participou?

Bruninho participou dos Jogos Pan-Americanos em 2007 no Rio de Janeiro, Brasil, onde a equipe brasileira ganhou a medalha de ouro.

Qual foi o papel de Bruninho na seleção sul-americana de vôlei?

Como levantador da seleção brasileira, Bruninho tem um papel crucial em iniciar as jogadas ofensivas da equipe. Ele foi peça fundamental para a conquista do tricampeonato Sul-Americano em 2017.

Quais prêmios individuais Bruninho recebeu durante sua carreira no vôlei?

Durante sua carreira, Bruninho recebeu diversos prêmios individuais, incluindo o melhor levantador nos campeonatos mundiais de clubes da FIVB em 2010 e 2011 e o melhor jogador (MVP) na Liga Mundial de Vôlei em 2009.

Qual é o impacto de Bruninho no esporte do voleibol na América do Sul?

O impacto de Bruninho no esporte do voleibol na América do Sul é significativo. Sua habilidade excepcional e liderança dentro e fora da quadra têm inspirado muitos jovens atletas. Além disso, suas conquistas ajudaram a manter a reputação do Brasil como uma potência importante no vôlei mundial.