Recordes da Copa Libertadores: Os Momentos Mais Memoráveis do Futebol Sul-Americano

Compartilhar Esta Publicação

A Libertadores é a principal competição de futebol de clubes da América do Sul, ela reúne todos os gigantes do futebol Sul-Americano em uma competição sempre muito acirrada. A primeira edição da Libertadores aconteceu em 1960, e de lá para cá a competição é um sucesso.

Hoje em dia a maior ambição de todos os times do continente é levantar a taça da competição e conseguir uma oportunidade de jogar o mundial de clubes. Diversas equipes brasileiras já levantaram o troféu da competição, mas ainda assim este é um campeonato muito difícil.

História da Copa Libertadores

A primeira edição da Libertadores aconteceu em 1960 e por muitos anos se manteve no mesmo formato. Ao longo dos anos algumas equipes do México e da América Central foram convidadas para participar da competição gerando algumas taças da libertadores diferentes.

Atualmente o formato da competição inclui apenas times da América do Sul e isto acontece por um simples motivo, logística de transporte. Mesmo tendo menos times na Libertadores do formato atual é fato que ela ainda é muito disputada e foi palco de diversos recordes curiosos.

Maiores Campeões e Recordistas

Recordes da Competição

Nada melhor para começar a falar sobre Recordes da Copa Libertadores do que comentar sobre gols. Ao longo de toda a história da Libertadores Alberto Spencer é marcou 54 gols em diferentes partidas pelo Penãrol, tudo isso foi marcado em diferentes edição da competição e em 48 jogos.

Em uma única competição da libertadores o recorde Gols é do Daniel Ortega, este recorde é de 17 gols e foi feio em 1966. O maior campeão da competição é Independiente que possui 7 títulos e por um bom tempo este recorde será mantido já que a equipe mais próxima dele é o Boca Juniors com 6 títulos, mas que tem deixado escapar o troféu.

Partidas Inesquecíveis

Existem diversos jogos que podem ser considerados inesquecíveis da Libertadores, algumas partidas e até mesmo campeonatos que marcaram a história da competição. Por exemplo, a campanha do Flamengo em 2022 que venceu a competição sem perder nenhuma partida.

Existem diversos jogos marcaram a memória do torcedor brasileiro, uma destas partidas é o jogo entre Atlético Mineiro e Tijuana que ficou muito marcado por uma disputa intensa e uma queda dentro de campo.

Evolução das Estatísticas

As estatísticas da Libertadores na sua maioria pararam com o tempo. Os gigantes do futebol da América do Sul da década de 60 a 80 foram perdendo protagonismo e com isto os recordes foram ficando parar trás e cada vez mais simples de serem batidos.

O único recorde praticamente impossível de ser batido é do número de gols em uma só libertadores, em que o formato da competição não favorece os grandes artilheiros.

Impacto Internacional

A Libertadores é o maior objetivo de todo clube de futebol da América do Sul, claro que esta competição tem muita procura e principalmente entrega para classificação para etapas mais avançadas.

Ao total 11 clubes brasileiros já ganharam a liberadores, mas além deles diversas outras equipes dos demais países também sonham com a taça, mesmo que na atualidade seja complicado tirar o título do Brasil ou da Argentina.

Desafios e Polêmicas

A história da liberadores é muito marcada por polêmicas, nesta competição as instruções para a arbitragem deixam o jogo correr. Com isto diversas lesões e até mesmo expulsões sem sentido surgem na competição e geram polêmicas.

Apesar disto, em grande parte dos jogos a competição é acirrada permitindo muito contato físico e chegadas mais firmes. Isto dá um tom diferente para a competição.

O Futuro da Copa Libertadores

A Libertadores é uma competição muito querida por todos os clubes da América do Sul, apesar disto dificilmente o troféus desta competição vai sair das mãos do Brasil e da Argentina. 

Estes dois países possuem um investimento em futebol muito mais alto o que gera elencos mais fortes que acabam monopolizando os títulos. A tendência é que isto continue a se repetir pelos próximos anos.

Conclusão

A Libertadores é uma das maiores competições de futebol do mundo, ela é palco de grandes equipes se destacarem. Esta é uma das maiores competições da América do Sul, mas que mesmo sendo bem antiga seus recordes são impressionantes.

No futuro é bem provável que alguém supere os recordes da competição e é justamente esta busca pela perfeição dentro de campo que torna esta competição tão emocionante.

Qual clube possui mais títulos da Copa Libertadores?

O Club Atlético Independiente, da Argentina, é o clube com mais títulos da Copa Libertadores, somando um total de 7 conquistas.

Quantas vezes o Clube Atlético Mineiro ganhou a Copa Libertadores?

O Clube Atlético Mineiro ganhou a Copa Libertadores uma vez, no ano de 2013.

Quantas vezes o Sport Club Internacional venceu a Copa Libertadores?

O Sport Club Internacional venceu a Copa Libertadores duas vezes, nos anos de 2006 e 2010.

Quem é o maior artilheiro da história da Copa Libertadores?

Alberto Spencer, jogador equatoriano que atuou principalmente pelo Peñarol do Uruguai e pelo Barcelona SC do Equador, é o maior artilheiro da história da Copa Libertadores com 54 gols.

Qual clube sul-americano esteve presente no maior número de finais da Copa Libertadores?

O Boca Juniors, da Argentina, foi o clube que esteve presente no maior número de finais da Copa Libertadores até hoje.

Referências

  1. https://www.fifa.com
  2. https://ge.globo.com
  3. https://www.campeoesdofutebol.com.br