Interlagos e Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo: Curiosidades e história de uma das pistas mais icônicas do esporte.

Compartilhar Esta Publicação

Interlagos e Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo: Curiosidades e história de uma das pistas mais icônicas do esporte.

A Formula 1 é um dos esportes mais famosos e populares do mundo, estas corridas movimentam milhões todos os anos e promovem novas tecnologias pro meio automobilístico. Este esporte reúne pilotos e pistas incríveis que podem facilmente ser considerados fatos históricos. Uma das pistas mais importantes para o Brasil no cenário de Formula 1 é, sem sombra de dúvidas, o Grande Prêmio de São Paulo,  uma corrida realizada no Autódromo José Carlos Pace, também conhecido como Interlagos.

Apesar da pista de Interlagos ser muito famosa e popular no mundo todo, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo só teve seu começo em 1973 na formula 1. O Autódromo José Carlos Pace foi inaugurado em 1940, mas levou muito tempo para se tornar a principal sede no Brasil para corridas de formula 1. 

O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo é uma corrida muito extensa muito conhecida por ser o palco principal do Ayrton Senna, local em que ele conquistou mais vitórias em sua carreira. A pista de interlagos é enorme e tem a possibilidade de ser expandida, ao total ela tem mais de 4 mil Km de distância e este valor aumenta muito com a dilatação dos asfalto em dias quentes.

Interlagos é o palco dos shows de brasileiros na formula 1, a pista São Paulo é muito importante para história da formula 1 tendo sido local de conquistas e decisões de diversas temporadas. Para conhecer Interlagos com mais detalhes nada melhor do que descobrir algumas estatísticas sobre o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo.

Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo: Estatísticas da corrida.

Como foi dito anteriormente, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo foi inaugurado na formula 1 apenas no ano de 1972,  mas ainda assim demorou muito tempo para se tornar o principal autódromo do Brasil. Foi nesta pista que Ayrton Senna entrou para história ganhando 2 corridas consecutivas na pista e ainda ficando invicto no local durante 3 anos seguidos um feito praticamente imbatível. 

A pista de Interlagos sempre traz a tona os melhores momentos de brasileiros no esporte. Além de Ayrton Senna, este foi o palco mais relevante na carreira do Felipe Massa.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo é muito amado pelos pilotos brasileiros, mas existe um fato bem curioso sobre esta pista, atualmente os maiores vencedores dentro da pista são os pilotos Alemães, muito disto se dá pelo excelente desempenho da Mercedes e Ferrari nas competições atuais.

Os pilotos brasileiros com mais vitórias no Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo são Ayrton Senna, Felipe Massa e Emerson Fittipaldi, 3 dos maiores pilotos da história da formula 1 no Brasil. Esta é uma pista longa muito marcada por possuir poucas curvas, o maior vencedor da pista é o Francês Alain Prost que venceu o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo  seis vezes ao longo da história, enquanto a equipe que mais seu deu bem na pista foi a McLaren.

Momentos marcantes da história do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo

O que torna uma pista realmente muito importante para os fãs de formula 1 são as memórias incríveis que podem ser construídas na corrida. O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo foi muito marcado por 3 eventos diferentes que fizeram muitos brasileiros se apaixonarem pela formula 1.

O primeiro evento de destaque é certamente a corrida em 1991 entre Ayrton Senna e Alain Prost no Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo. Esta foi uma corrida extremamente acirrada, em que os dois buscavam vencer a corrida a todo custo, no fim da corrida Senna levou a melhor de uma forma épica o que trouxe ainda mais notoriedade ao nome do piloto.

Outro evento marcante do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo são as corridas na chuva. A Pista de Interlagos não possui muitas curvas, são 15 apenas, mas durante uma corrida com chuvas estas 15 curvas se tornam muito imprevisíveis, justamente por ninguém utilizar pneus próprios para curvas na chuva.

A corrida e pista do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo tem uma característica muito única, toda vez que chove toda curva da pista se torna muito arriscada. Interlagos é uma pista muito conhecida por ter poucas curvas e isto faz com que os pilotos preparem pneus próprios para linhas retas, mas na pista você encontra 15 curvas, sendo 4 delas muito acentuadas e perigosas em períodos de chuva. 

Interlagos trouxe muita fama o Felipe Massa, pois foi nesta pista que ele conseguiu se consolidar com um dos melhores pilotos brasileiros fazendo corridas sólidas do começo ao fim e conquistando vitórias épicas. De fato o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo tem muita história interessante e é uma das pistas mais amadas pelos fãs de formula 1.

Curiosidades sobre o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo

Como foi dito anteriormente, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo em Interlagos não é feito em uma pista repleta de curvas, mas ainda assim possui 15 curvas. Estas curvas são as maiores responsáveis para tempos médios de corrida serem mais baixos. O recorde de volta mais rápida da pista é de um minuto e dez segundos e dificilmente será batido.

Uma volta na pista de interlagos leva 4.309 km, enquanto a corrida por total pode chegar a mais de 305 mil km, certamente uma medida bem alta. A pista de Interlagos é certamente muito intrigante e icônica e sem sombra de dúvidas o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo é o principal evento de formula 1 do Brasil.